Congada da Irmandade Santa Efigênia

Congada da Irmandade Santa Efigênia

A AACN – Associação dos Amigos da Cultura de Niquelândia tem como missão promover o desenvolvimento social, valorizando e resguardando o patrimônio histórico, cultural e ambiental da região centro oeste. Seguindo essa vertente, a AACN vêm aos longos dos anos apoiando culturalmente a Congada da Irmandade Santa Efigênia da cidade de Niquelândia, que tradicionalmente é realizada no dia 25 de julho de cada ano.

De acordo o SEBRAE (2009), Congada é uma manifestação cultural religiosa, de origem africana, trazida para o Brasil por escravos. Essa tradição, nasceu em quilombo chamado Xambá, onde viviam negros fugidos das senzalas Vila Boa (Cidade de Goiás), Meia Ponte (Pirenópolis) e São Félix (Cavalcante). A Congada da Irmandade de Santa Efigênia da cidade de Niquelândia é uma manifestação cultural e religiosa em louvor a Santa Efigênia e Nossa Senhora do Carmo.

Segundo o historiador Paulo Bertran em seu livro Memória de Niquelândia, aborda a igreja de Santa Efigênia como:

“Promotora das festividades e dos congos que  25 e 26 de julho reverenciam Santa Efigênia e Nossa Senhora do Carmo. Nesses dias os fies da irmandade trajam seus ternos brancos e uma anágua ou avental vermelho decorado com lenços ou fitas como vestuário das congadas. Finalmente a cabeça porta um cocar de penas, lembrando as tradições indígenas trazidas do presidio de Nova Belém e fazenda Xambá”. (Paulo Bertran,1985,  p. 41ª 43).

    Fechar Menu
    Olá, tire suas dúvidas?