Orquestra Sinfonia do Cerrado

Orquestra Sinfonia do Cerrado

 O projeto da Orquestra Sinfonia do Cerrado tem como foco a formação musical e a sociabilização de crianças e jovens do município de Niquelândia, privados de acesso à cultura, incentivando-os a ampliarem o capital cultural e fomentando o conhecimento sobre música erudita, popular brasileira e internacional por meio da Orquestra de Violões.

Para esses jovens, a música exerce um papel fundamental tanto no seu desenvolvimento educacional, quanto no fortalecimento do seu posicionamento frente a sociedade. São atendidos, em média, 216 participantes, com aulas de violão e percussão, acompanhamento psicológico e assistência social para as famílias. Os alunos recebem do projeto todos os instrumentos necessários para que seu estudo da música seja completo e de qualidade.

A Orquestra já teve como idealizador e coordenador musical o maestro Cláudio Weizmann, de São Paulo (SP). Attualmente, essa coordenação é realizada pelo maestro Rangel Costa, de Niquelândia (GO), onde presta serviços de capacitação, semanal, aos professores musicais, monitores e alunos do projeto. Para participar, é necessário que o aluno tenha entre 8 a 17 anos e estude em escola pública.

Cultura em Niquelândia

A cidade de Niquelândia, por contar com uma cultura local muito rica, oferece as oportunidades perfeitas para as apresentações da Orquestra Sinfonia do Cerrado, que está presente em todas as datas comemorativas do calendário. Alguns eventos cívicos e religiosos são, por exemplo, a Festa do Divino Espírito Santo, a Romaria de Muquém, as Congadas e Folias de Reis.

A Orquestra é de responsabilidade da Associação dos Amigos da Cultura de Niquelândia (AACN), que foi formada em 2001. A instituição se iniciou com a obra de construção do Centro de Convenções Paulo Rocha, em 2002. O Projeto da Orquestra Sinfonia do Cerrado é uma iniciativa respaldada pela Lei Rouanet de incentivo à cultura (Lei 8.313/91), do governo Federal, e surgiu parceria entre a AACN e a empresa Anglo American do Brasil (Codemim) que é a principal incentivadora do projeto.

    Fechar Menu
    Olá, tire suas dúvidas?